sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ENEM - CRITÉRIOS PARA A CORREÇÃO DAS REDAÇÕES


As redações deverão ser corrigidas com base nas cinco competências expressas na Matriz do ENEM e traduzidas para uma situação específica de produção de texto.

Cada competência será avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0.

I. Modelo de Análise da Redação do ENEM 




COMPETÊNCIA
Na situação de
produção textual

NÍVEIS





I





Demonstrar
domínio da norma
culta da língua
escrita.
1. Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2. Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
3. Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.
4. Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.








II





Compreender a
proposta de
redação e aplicar
conceitos das
várias áreas de
conhecimento
para desenvolver
o tema, dentro
dos limites
estruturais do
texto dissertativo-argumentativo
1. Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou
desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
2. Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum, e domínio precário do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
3. Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do
tipo de texto dissertativo-argumentativo.
4. Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório
cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.








III




  



Selecionar,
relacionar,
organizar e
interpretar
informações, fatos,
opiniões e
argumentos em
defesa de um
ponto de vista.
1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente
relacionados ao tema.
2. Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação.
3. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.
4. Seleciona, organiza e relaciona, de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.





IV




Demonstrar
conhecimento
dos mecanismos
linguísticos
necessários
para a
construção da
argumentação.
1. Desarticulação das partes do texto.
2. Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização dos recursos coesivos.
3. Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.
4. Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.








V



Elaborar
proposta de
solução para o
problema
abordado,
mostrando
respeito aos
valores
humanos e
considerando a
diversidade
sociocultural.
1. Não elabora explicitamente uma proposta e não fere os princípios dos valores humanos e da diversidade
sociocultural.
2. Esboça algumas ideias que podem ser o núcleo de
uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
3. Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
4. Elabora proposta específica, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.

A redação que não atender à proposta solicitada (competência II: tema/tipo de texto dissertativo-argumentativo) receberá o conceito D (desconsiderada). A redação em branco receberá o conceito B (em branco) e a redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, receberá o conceito A (anulada). Em todos esses casos será atribuída nota zero às redações, sendo que o zero das redações em branco (B) é o único excluído do cálculo da média da nota de redação dos participantes.

Sucesso!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.