terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Releitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector



        A hora da estrela é também uma despedida de Clarice Lispector. Lançada pouco antes de sua morte em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M., também narrador da história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.
      É pelos olhos do narrador e através de seu domínio da palavra que a existência e a essência são expostas como interrogações. Tal presença masculina retrata um universo de fragmentos, onde o ser humano não é respeitado, mas desacreditado nessa reconstrução de uma realidade mutilada.
       Em A hora da estrela Clarice escreve sabendo que a morte está próxima e põe um pouco de si nas personagens Rodrigo e Macabéa. Ele, um escritor pessimista diante da vida e da existência; ela, uma moça solitária que, dentre outras coisas, gosta de ouvir a Rádio Relógio... 

       A hora da estrela é uma obra instigante e inovadora. Como diz o narrador-personagem Rodrigo, estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Alguns estudiosos acreditam que o narrador é o alter-ego de Clarice, contando uma história e, ao mesmo tempo, revelando ao leitor seu processo de criação e sua angústia diante da vida e da morte.

      Em homenagem à autora e à obra, Bruno Papa, Josenildo Sena, Cristiano Monteiro e Alex Bruno, alunos do curso de Edificações (Turma 1812/IFBA/campus Salvador) produziram o vídeo acima.

Aproveitem!!!!

Mais informações sobre A hora da estrela em:<http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_hora_da_estrela>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.