quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sobre a felicidade


O que é ser feliz?

Por Daniel Santos

Certa vez, me perguntaram o que é felicidade? Na minha opinião, a felicidade são momentos de bem-estar plenos. Plenos, pois, não existe "meia-felicidade". Ou se está feliz ou não se está. A felicidade não tem hora nem lugar para acontecer. Ela chega de supetão, se apodera e domina o momento. Porém, é uma parábola: chega ao seu ápice, mas após ele, vai declinando até ir embora definitivamente.

Mas, o que me faz feliz? A simplicidade. Sim, ser feliz é ser simples. Não é preciso muito para alcançar a felicidade. Alguns acreditam que ser feliz é possuir o carro do ano, a bolsa que alguma atriz hollywoodiana ou a roupa que aquela personagem da novela das nove está usando. Ser feliz não está ligado a ter muito dinheiro ou bens materiais. Dinheiro é bom, isso não vou negar, mas às vezes traz mais preocupação do que sossego. Felicidade não nos deixa preocupados, mas sossegados. A felicidade está ligada ao imaterial e ao material também.




Para mim, ser feliz é ler um livro, tomar um sorvete, sair com quem eu gosto para os lugares que eu gosto, passar o domingo com a família, assistir a um filme de comédia ou romance, ouvir uma boa música, ser espontâneo, não seguir metodicamente a rotina, fazer aquilo o que as pessoas não têm coragem de fazer, me jogar numa piscina com roupa e tudo, sair pelas ruas correndo numa noite chuvosa; viver um romance que me arranque suspiros, que me traga prazer e tesão, que seja intenso assim como a luz do Sol. A minha lista não acaba por aqui. Ela é grande e tem continuação...

Porém, não vamos gastar nosso tempo enumerando o que nos faz feliz. Vamos partir para a prática, vamos ser feliz. A prática é melhor que o discurso. Então, não vamos perder tempo e ser feliz, meu povo, vamos aproveitar tudo de melhor e de simples que a vida nos oferece. É na simplicidade, ao meu ver, que encontramos a felicidade.


Daniel Santos num momento de felicidade com Mari, Lara e Isabella.



Felicidade

Por Heitor Cerqueira

Onde está a felicidade? Num carro? Numa viagem para outro país? Numa outra pessoa que você ama? Não. Tudo isso são apenas realizações. 

A sociedade faz com que você acredite que essas realizações sejam, de fato, a felicidade. A felicidade está dentro de cada um de nós, adormecida. A felicidade imposta pela sociedade por si só, é uma ilusão. Essa felicidade é ridícula. Devemos ser casados, devemos ser ricos, devemos ter carro bom para sermos felizes. Não é bem assim. A concepção de felicidade varia muito de pessoa para pessoa. Para algumas ter dinheiro basta, para outras apenas ter a pessoa amada ao seu lado é o suficiente. 




A felicidade não é algo material, não se pode comprar. Devemos aprender a buscar a felicidade dentro de nós, nas pequenas coisas que fazemos todos os dias. Comece a olhar para dentro de si e veja o potencial que você tem. Se valorize! Começará então a ser feliz!

Buscamos nossa felicidade em outra pessoa porque,talvez, se não conseguirmos ser felizes teremos alguém para culpar. Vamos nos livrar desses valores sobre a felicidade impostos e ser verdadeiramente felizes.     

Nosso escritor e sua amiga, Daniela Guimarães.
P.S.: Os autores são estudantes do IFBA/Mecânica (campus Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.