segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Carta Aberta

Muitas vezes o gênero textual carta é utilizado com uma função claramente argumentativa. Nesses casos, a carta não costuma ser pessoal, e seu autor dirige-se a um interlocutor específico com o objetivo de defender um determinado ponto de vista. Gêneros como a carta aberta, a carta argumentativa de reclamação e de solicitação estão diretamente relacionados ao direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que o afligem.

Neste post, trataremos do gênero textual carta aberta, definida por William Roberto Cereja (2005) da seguinte forma:

A carta aberta é um texto persuasivo que denuncia um problema, com o objetivo de conscientizar e mobilizar pessoas e entidades a fim de resolvê-lo. Pode ser lida em reuniões, em rádios ou na TV; pode ser publicada na imprensa escrita; pode também ser impressa ou distribuída diretamente à população. Tem estrutura formada por título, que identifica o destinatário; denúncia e análise do problema, fundamentada por argumentos; conclusão que pode ser uma síntese das ideias desenvolvidas, um conjunto de sugestões ou uma solicitação; assinatura, representada pela identificação das pessoas, grupos ou entidades responsáveis por elas; local e data (facultativos). A linguagem segue a variedade padrão formal e os verbos são usados predominantemente no presente do indicativo. Os autores podem se expressar na 1ª ou na 3ª pessoa do plural.
CEREJA, William Roberto. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2005. p. 318-321.

P.S.: Nos próximos posts, publicaremos as produções dos (as) alunos (as) das turmas 2821 e 2822 (Eletrotécnica) do IFBA. Orientadora: Profa. Solange Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.