segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Carta aberta à presidenta Dilma Rousseff

Salvador, 13 de agosto de 2012

Excelentíssima Senhora Presidenta
Dilma Vana Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil


De antemão, gostaríamos de nos apresentar. Nós nos chamamos Brunna, Gilberto e Richard. Eu e Brunna somos baianos e Richard é paulista. Estudamos no Instituto Federal da Bahia (IFBA-Eletrotécnica) e nos preocupamos com o futuro da política no Brasil.
Gostaríamos de esclarecer que pretendemos criticar a estrutura da política brasileira, abordando o aspecto que achamos mais negativo: a corrupção. A senhora, caso leia esta carta, pode se perguntar: se eles não confiam na política brasileira porque escreveram uma carta para um membro da política? Se a política é muito ruim, porque confiar em algum político?
Importa, ainda, salientar que não queremos de forma alguma ofender a senhora, muito pelo contrário, queremos elogiá-la e muito. Elogiar primeiramente pelo mérito de conseguir se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da república. Pesquisando rapidamente sobre o seu passado, vimos o quanto lutou contra a ditadura e o quanto queria expressar a sua visão crítica sobre a situação política e econômica brasileira da época e não pôde.

Dilma Rousseff
Esse desejo de querer dizer o que se pensa e o que sente, nos fez lembrar de um famoso poeta barroco brasileiro, Gregório de Matos. Ambos têm em comum, guardadas todas as proporções, o jeito de revolucionar ao demonstrar sua visão crítica sobre o Brasil. Apontam, cada um ao seu modo, o desejo de ver este país mudar para melhor e não para pior como vem acontecendo.

A política brasileira hoje é vergonhosa, já que cada vez mais políticos são acusados de corrupção. Ver a desigualdade social, por exemplo, é de arrancar lágrimas dos olhos. Passar pelos bairros de cidades como Salvador e se deparar com a realidade brasileira com moradores de rua com crianças no colo, pedindo dinheiro para comprar algo para comer, é de se perguntar, que país é esse?

Tudo em um país começa com a política. Por isso, acreditamos que se existissem mais políticos honestos a situação brasileira seria outra. Se verbas públicas não fossem parar no bolso de corruptos, veríamos um país diferente, mais desenvolvido, enfim, um país onde se possa respirar e sentir o ar mais leve. Confiamos no seu governo, pelo menos até 2014, porque acreditamos que o poder de justiça de uma guerrilheira pode sim mudar o Brasil.

Medidas devem ser tomadas, nem que para isso seja preciso vigiar cada um dos políticos 24 horas por dia. Vamos colocá-los em um reality show para que sejam observados a cada passo dado. Assim, quem sabe, teríamos a certeza de que o nosso dinheiro vai ser investido em saúde, educação, transporte público e não na vida pessoal deles. Acreditamos que depois de tudo que a nossa presidente passou nos tempos de ditadura que o jeito de governar o Brasil será diferente, afinal,  “a esperança é a última que morre”.

Sem dúvida, um país como o Brasil precisa, antes de tudo, de investimento social,  principalmente, investimento educacional. Não podemos esquecer de que hoje é vergonhosa a educação oferecida aos alunos de colégios públicos, com salas desmoronando, professores que não se importam com a aprendizagem dos educandos e muitos outros problemas.

Chegamos à conclusão de que um país que quer crescer deve investir nas crianças, ou melhor, no futuro do Brasil. Investindo desde a educação infantil, formaremos profissionais honestos e trabalhadores competentes.
Confiamos na Presidenta para melhorar a educação brasileira! Confiamos em seu pulso firme para punir os corruptos!!!
Richard Jordan
Brunna Larissa 
Gilberto Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.