Antes de abordar este tópico em sala de aula, faz-se necessário entender que "todos
os gêneros textuais têm uma forma e uma função, bem como um estilo e um
conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função e não pela forma”
(Marcuschi,
2008, p. 150). 
Assim, ficará mais fácil entender que os gêneros textuais são entidades:
a) dinâmicas;  
b) históricas;c) sociais;
d) situadas;
e) comunicativas;
f) orientadas para fins específicos;
g) ligadas a determinadas comunidades discursivas;
h) ligadas a domínios discursivos;
i) recorrentes; 
j) estabilizadas em formatos mais ou
menos claros (Marcuschi, 2008, p. 159).
 As tipologias textuais ou tipos textuais são composições linguísticas em que predominam certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais etc., de acordo com a função e a intencionalidade do gênero textual. Se os gêneros textuais são inúmeros, as tipologias existem em número limitado. 
Observem as marcas que caracterizam cada tipologia textual e alguns gêneros em que poderemos identificá-las.
TIPOLOGIAS 
 | 
  
GÊNEROS 
 | 
 
1) NARRATIVA 
•
  Liga-se à percepção no
  tempo; 
•
  Realiza-se por meio de verbos de mudança no pretérito perfeito e imperfeito e
  por expressões adverbiais de tempo e de lugar.  
•ocorre
  quando uma história é narrada, incluindo-se, assim, tempo, espaço,
  personagens etc. 
Ex.: “Os passageiros aterrissaram em NY no meio da
  noite”. 
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Conto
  de fadas 
Fábula/Biografia
  romanceada 
Romances/Conto 
Crônicas:
  literária/social/esportiva 
Charge
  /Piada 
Notícia/Reportagem 
Casos
  contados em rodas de amigos etc. 
 | 
 
2) DESCRITIVA 
•
  Liga-se à nossa percepção de espaço; 
•
  Permite ao leitor construir um retrato mental; 
•Possui
  uma estrutura simples com um verbo estático no presente do indicativo ou no
  pretérito perfeito do indicativo; 
•adjetivos,
  advérbios de lugar e de modo. 
•
  caracteriza uma pessoa, uma paisagem, um ambiente, um objeto. 
Ex.: “Sobre a mesa havia milhares de vidros”. 
 | 
  
Conto
  de fadas 
Poema
  (descritivo) /Fábula 
Biografia
  romanceada 
Romances/Conto 
Crônicas:
  literária/social/esportiva 
Notícia/Reportagem 
Casos
  contados em rodas de amigos etc. 
 | 
 
3) ARGUMENTATIVA 
Liga-se
  ao ato de julgar e à tomada de posição. 
Realiza-se
  por meio de conectores lógicos; 
Predominam
  as sequências contrastivas explícitas. 
Além
  de muitas outras relações, expõem-se 
  ideias  para convencer o
  leitor/ouvinte de certos 
  posicionamentos: 
Ex.: “A obsessão com a durabilidade nas Artes não é
  permanente”. 
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Artigos
  de opinião  
Carta
  de Leitor 
Carta
  de reclamação 
Carta
  de solicitação 
Debate
  regrado 
Discurso
  de defesa (Advocacia) 
Discurso
  de acusação (Advocacia) 
Resenha
  crítica 
Editorial 
Ensaio 
 | 
 
4) EXPOSITIVA 
•
  É caracterizada pela intenção de facilitar a compreensão do leitor/ouvinte
  através de informações que normalmente são feitas por meio de afirmações e
  logicidade na ordenação de conceitos, entre outros aspectos; 
•
  Materializa-se por meio de conectores lógicos; 
•
  Predominam as sequências explicitamente explicativas. 
Ex.:
  “O cérebro tem 10 milhões de neurônios”. 
 | 
  
Texto
  expositivo (em livro didático) 
Seminário 
Conferência 
Comunicação
  oral 
Palestra 
Entrevista
  de especialista 
Pode
  ocorrer em trechos de: 
artigos
  científicos, notícias jornalísticas, verbetes de enciclopédias; 
Também
  em trechos informativos de outros gêneros, como romances, relatórios e cartas. 
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5) INJUNTIVA 
•
  Liga-se à previsão de comportamento por meio de enunciados incitadores à
  ação. 
•
  Se concretiza por meio de verbos no imperativo ou de perguntas e de
  expressões congeladas de cumprimento. 
•
  direta ou indiretamente, se instrui ou se orienta o leitor/ouvinte, visto
  como aquele que pode tomar uma decisão ou realizar algo. 
Ex.:
  “Pare!”, “Seja razoável!”, “Compre já”. 
 | 
  
Anúncios
  e peças publicitárias 
Receitas de culinária /Instruções de uso 
Instruções de montagem / Regras de utilização 
Leis 
Receitas de
  culinária / Guias 
Regras de trânsito
  / Obrigações a cumprir Normas de conduta 
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SUPORTES CONVENCIONAIS
Convencionais
-> típicos ou característicos, produzidos para esta finalidade.
(1) Livro
(2) Jornal (diário)
(3) Revista (semanal
/ mensal)
(4) Revista
científica (boletins e anais)
(5) Rádio
(6) Televisão
(7) Telefone
(8) Quadro de avisos
(9) Outdoor
SUPORTES INCIDENTAIS
Podem
trazer textos, mas não são destinados a esse fim de modo sistemático nem na
atividade comunicativa regular.
(1) Embalagem - rótulo,
receita, bula de remédio; 
(2) Para-choques e
para-lamas de caminhão;
(3) Roupas; 
(4) Corpo humano - tatuagens
ou de slogans para protestos em situações especiais;
(5) Paredes - um quadro
de avisos que é o suporte de gêneros;
(6)
Muros etc.
                                                                  Suporte incidental
MARCUSCHI,
Luiz Antônio. Produção textual, análise de
gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 


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