Antes de abordar este tópico em sala de aula, faz-se necessário entender que "todos
os gêneros textuais têm uma forma e uma função, bem como um estilo e um
conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função e não pela forma”
(Marcuschi,
2008, p. 150).
Assim, ficará mais fácil entender que os gêneros textuais são entidades:
a) dinâmicas;
b) históricas;c) sociais;
d) situadas;
e) comunicativas;
f) orientadas para fins específicos;
g) ligadas a determinadas comunidades discursivas;
h) ligadas a domínios discursivos;
i) recorrentes;
j) estabilizadas em formatos mais ou
menos claros (Marcuschi, 2008, p. 159).
As tipologias textuais ou tipos textuais são composições linguísticas em que predominam certas estruturas sintáticas, tempos e modos verbais, classes gramaticais etc., de acordo com a função e a intencionalidade do gênero textual. Se os gêneros textuais são inúmeros, as tipologias existem em número limitado.
Observem as marcas que caracterizam cada tipologia textual e alguns gêneros em que poderemos identificá-las.
TIPOLOGIAS
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GÊNEROS
|
1) NARRATIVA
•
Liga-se à percepção no
tempo;
•
Realiza-se por meio de verbos de mudança no pretérito perfeito e imperfeito e
por expressões adverbiais de tempo e de lugar.
•ocorre
quando uma história é narrada, incluindo-se, assim, tempo, espaço,
personagens etc.
Ex.: “Os passageiros aterrissaram em NY no meio da
noite”.
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Conto
de fadas
Fábula/Biografia
romanceada
Romances/Conto
Crônicas:
literária/social/esportiva
Charge
/Piada
Notícia/Reportagem
Casos
contados em rodas de amigos etc.
|
2) DESCRITIVA
•
Liga-se à nossa percepção de espaço;
•
Permite ao leitor construir um retrato mental;
•Possui
uma estrutura simples com um verbo estático no presente do indicativo ou no
pretérito perfeito do indicativo;
•adjetivos,
advérbios de lugar e de modo.
•
caracteriza uma pessoa, uma paisagem, um ambiente, um objeto.
Ex.: “Sobre a mesa havia milhares de vidros”.
|
Conto
de fadas
Poema
(descritivo) /Fábula
Biografia
romanceada
Romances/Conto
Crônicas:
literária/social/esportiva
Notícia/Reportagem
Casos
contados em rodas de amigos etc.
|
3) ARGUMENTATIVA
Liga-se
ao ato de julgar e à tomada de posição.
Realiza-se
por meio de conectores lógicos;
Predominam
as sequências contrastivas explícitas.
Além
de muitas outras relações, expõem-se
ideias para convencer o
leitor/ouvinte de certos
posicionamentos:
Ex.: “A obsessão com a durabilidade nas Artes não é
permanente”.
|
Artigos
de opinião
Carta
de Leitor
Carta
de reclamação
Carta
de solicitação
Debate
regrado
Discurso
de defesa (Advocacia)
Discurso
de acusação (Advocacia)
Resenha
crítica
Editorial
Ensaio
|
4) EXPOSITIVA
•
É caracterizada pela intenção de facilitar a compreensão do leitor/ouvinte
através de informações que normalmente são feitas por meio de afirmações e
logicidade na ordenação de conceitos, entre outros aspectos;
•
Materializa-se por meio de conectores lógicos;
•
Predominam as sequências explicitamente explicativas.
Ex.:
“O cérebro tem 10 milhões de neurônios”.
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Texto
expositivo (em livro didático)
Seminário
Conferência
Comunicação
oral
Palestra
Entrevista
de especialista
Pode
ocorrer em trechos de:
artigos
científicos, notícias jornalísticas, verbetes de enciclopédias;
Também
em trechos informativos de outros gêneros, como romances, relatórios e cartas.
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5) INJUNTIVA
•
Liga-se à previsão de comportamento por meio de enunciados incitadores à
ação.
•
Se concretiza por meio de verbos no imperativo ou de perguntas e de
expressões congeladas de cumprimento.
•
direta ou indiretamente, se instrui ou se orienta o leitor/ouvinte, visto
como aquele que pode tomar uma decisão ou realizar algo.
Ex.:
“Pare!”, “Seja razoável!”, “Compre já”.
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Anúncios
e peças publicitárias
Receitas de culinária /Instruções de uso
Instruções de montagem / Regras de utilização
Leis
Receitas de
culinária / Guias
Regras de trânsito
/ Obrigações a cumprir Normas de conduta
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SUPORTES CONVENCIONAIS
Convencionais
-> típicos ou característicos, produzidos para esta finalidade.
(1) Livro
(2) Jornal (diário)
(3) Revista (semanal
/ mensal)
(4) Revista
científica (boletins e anais)
(5) Rádio
(6) Televisão
(7) Telefone
(8) Quadro de avisos
(9) Outdoor
SUPORTES INCIDENTAIS
Podem
trazer textos, mas não são destinados a esse fim de modo sistemático nem na
atividade comunicativa regular.
(1) Embalagem - rótulo,
receita, bula de remédio;
(2) Para-choques e
para-lamas de caminhão;
(3) Roupas;
(4) Corpo humano - tatuagens
ou de slogans para protestos em situações especiais;
(5) Paredes - um quadro
de avisos que é o suporte de gêneros;
(6)
Muros etc.
Suporte incidental
MARCUSCHI,
Luiz Antônio. Produção textual, análise de
gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
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