quarta-feira, 29 de agosto de 2012

La Gioconda em pixels... Quando Mona Lisa fugiu de sua tela a óleo

Se Da Vinci vivesse no século XXI, certamente jogaria os pincéis para cima, pediria mouse, Illustrator e um pacote de Doritos.
O jovem artista Artur Prudente tem certeza que sim!

Por Moranguinho do Nordeste
 
Renascentistas, cubistas, impressionistas, expressionistas, modernistas, istas, istas e istas... A arte não é independente, se molda ao local, ao tempo e à ideologia da época. Neste século, marcado por avanços tecnológicos, não é diferente. As obras fugiram das telas convencionais e encontraram refúgio nos monitores dos pc’s de artistas gigamodernos, como o Artur.
Artur Prudente (16 anos) é aluno da School of art game and animation (Escola de arte, jogo e animação), a Saga, que possui uma unidade aqui em Salvador. Ele e muitos outros jovens, que despertaram o interesse pelas artes visuais, buscam trabalhar com vídeo, propaganda e principalmente jogos e animações, que deixaram para trás seus antepassados quadrados e 2d, graças a artistas dedicados como ele.
Pruda, como é chamado o Artur, nos contou como uniu o pincel e o mouse... 
"Não desistam, mesmo que achem que isso não tem futuro"!
Quando você começou a tomar gosto por arte? 
Quando eu tinha 9 anos e comecei pintar... Eu vi uma placa de aula de pintura ao lado da minha casa. Deu vontade, pedi para o meu pai, comecei e não parei mais.

Quem te incentivou a tornar o hobby de infância mais sério? E como você deu o primeiro passo para tal? Eu simplesmente comecei a melhorar e perceber que a pintura ainda era muito maior do que eu pensava e que eu realmente gostava de tudo que eu fazia. Aprendi muito, até que chegou uma hora em que não tinha nada mais que eu quisesse fazer seriamente, além disso.
 
Quando e como você começou a trabalhar com arte utilizando o computador?  
Parecia legal a ideia de trabalhar nessa área. Quando eu conheci e entrei na SAGA, comecei a lidar com Photoshop e pintura digital e conversei com os professores e pessoas que trabalhavam com isso também.
Como foi a troca do pincel pelo mouse?  
 
Para se trabalhar com o mouse não é difícil, só quando se faz pintura digital, em que você usa as tablets, em que você mexe nos programas usando algo parecido com uma caneta.
 
O que você aprendeu/aprende na SAGA?
 
Design gráfico, computação gráfica em geral, publicidade... Aprendi a, por exemplo, modelar, texturizar e animar em 3d, a utilizar dois programas diferentes de edição de vídeos. Além de muitos outros programas (Photoshop, Ilustrator, Maya...), mas sem muita profundidade. Se quiser se especializar em algum o aluno faz isso sozinho.
 
 
Você já ganhou alguma grana com isso?
 Já fiz um estágio em pintura digital que me deu bastante dinheiro.

Você falou que chegou um momento em que não tinha nada mais que quisesse fazer seriamente além de trabalhar com artes visuais. Que plano você tem para o futuro em relação a isso? Tem alguma empresa na qual queira trabalhar? Quer cursar alguma faculdade?
 
Para o futuro eu planejo fazer Belas artes e alguns cursos profissionalizantes fora do país. Tenho alguns projetos, mas eles envolvem aprender ainda mais coisas que serão úteis somente quando eu estiver trabalhando. Gostaria muito de trabalhar na Blizzar, que é uma empresa de jogos, ou no estúdio Ghibli que é um estúdio de animação.
 
Para finalizar: Que conselho você deixaria para os jovens que querem, como você, trabalhar com artes visuais?
Não desistam, mesmo que achem que isso não tem "futuro"! 


Glossário:
La Gioconda: Outro nome dado à Mona Lisa de Da Vinci.
Illustrator: Programa de computador que permite criar e editar imagens.
Doritos: Salgadinho de tortilla que foi lançado em 1964 no mercado norte-americano pela Alex Foods, com formato triangular e crocante, cujo sabor mais popular é o de que queijo nacho (Nacho Cheesier) - um queridinho dos adolescentes.

Sobre a SAGA (School of art game and animation): http://www.saga.art.br/

A entrevista com Artur foi realizada por Larissa Pereira, Lorena Brito e Sabrina Bomfim, alunas do 1º ano do Ensino Médio (Química/IFBA).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será postado após avaliação.